fbpx

TRATAR O MELASMA: É POSSÍVEL?

TRATAR O MELASMA: É POSSÍVEL?

O que é o melasma?

O melasma se caracteriza pela hiperpigmentação da pele devido a grande presença de melanina, resultando em manchas escuras sobre a pele. A condição surge mais comumente na região da maçã do rosto, nariz, buço e testa, mas também pode ocorrer em áreas como pescoço, colo e braços. As manchas possuem limites bem demarcados com formas irregulares e tamanhos variados.

como tratar as manchas melasma 1024x640

Como ele surge?

O melasma é uma situação crônica e a causa do seu aparecimento não foi totalmente esclarecida. Contudo, é certo afirmar que um dos fatores desencadeadores do seu surgimento é a exposição direta aos raios ultravioletas e a luz visível, que consistirá em estimular da atividade dos melanóticos – células responsáveis pela produção da melanina –, e desencadeando a melanose, que nada mais é que o acúmulo da melanina nos tecidos. Além da exposição à luz UV, alguns fatores hormonais e a predisposição genética podem influenciar no aparecimento dessa condição.

É possível preveni-lo mesmo sendo crônico?

Mesmo sendo crônico, o melasma necessita de cuidados persistentes contra a fotoexposição. Dessa forma, pressupõe-se o uso diário do protetor solar mesmo em dias nublados, pois a pigmentação da pele não ocorre apenas com a radiação UV, mas também pela presença de luz visível.

Já tenho melasma, como posso tratá-lo?

Ainda não há cura para o melasma, mas existem tratamentos muito eficazes para amenizar a aparência das manchas através de agentes que auxiliam e promovem o clareamento gradual das manchas da pele, como:

  • CREMES: cremes à base de hidroquinona, que ajuda a inibir a síntese de melanina nos melanócitos. Mas lembre-se, qualquer produto antes de ser aplicado deve ser recomendado por um profissional!
  • PEELING QUÍMICO: auxiliam no clareamento das manchas de maneira gradual e mais rápida que os cremes, pois aceleram a remoção da melanina presente na pele e facilitam a penetração dos medicamentos tópicos.
  • LUZ PULSADA: terapias com raios luminosos visam o rompimento dos grãos da melanina, os quais serão reabsorvidos pelas células e eliminados do organismo.

Gostaria de saber mais sobre esses procedimentos? A Semblànt possui protocolos específicos para cada paciente e uma equipe de profissionais capacitada para atender às suas necessidades de maneira eficiente e eficaz! Saiba mais sobre os procedimentos de manchas da SEMBLÀNT!

2 Comentários
  • Equilibrio
    Postado às 20:44h, 10 março Responder

    Muitíssimo obrigado meu caro!Forte Abs

  • galvatron
    Postado às 09:31h, 19 março Responder

    Show! Obrigado!!

Escrever um comentário