fbpx

Descubra de uma vez por todas se a sua pele é seca ou desidratada e como tratá-la

Descubra de uma vez por todas se a sua pele é seca ou desidratada e como tratá-la

Pele seca ou desidratada

Muitas pessoas acreditam ser a mesma coisa, porém são casos diferentes e exigem cuidados específicos. Tratar a pele de maneira incorreta pode gerar um efeito contrário ao esperado, piorando as condições naturais da pele e aumentando o problema. O primeiro passo para ter a pele dos sonhos é entender essa diferença.

Pele seca se caracteriza pela falta de oleosidade. Não há como falar sobre esse assunto, sem citar as glândulas sebáceas e sudoríparas que tem a função de produzir a oleosidade e o suor, responsáveis pela formação do manto hidro lipídico, um filme que reveste toda superfície da pele, impedindo a perda excessiva de água, protegendo-a das agressões externas. É também responsável pelo equilíbrio, vivacidade e flexibilidade da pele. Quando a atividade dessas glândulas diminui, a pele se torna seca, sem viço e sem luminosidade.

Pele desidratada se caracteriza pela perda de água. A perda de água também compromete o manto hidro lipídico, além de desidratar a pele através do uso de ácidos, alterações climáticas, exposição excessiva ao sol, uso excessivo de esfoliante, alterações hormonais, uso de medicamentos, entre outros.  Qualquer pele pode demonstrar esse problema, até mesmo as oleosas. Isso mesmo pele oleosa também desidrata e precisa de cuidados.

Os principais sinais de pele seca ou desidratada são a perda da luminosidade, tornando-a opaca e sem brilho, ressecamento, gerando uma sensação de repuxamento, textura áspera e desvitalizada.

Descobrir se a sua pele está seca ou desidratada, irá ajudá-la a escolher corretamente os melhores cosméticos de cuidados. Mas com sintomas tão similares como descobrir qual é o seu tipo de pele? Simples!

Pela manhã, antes de lavar o rosto, pegue um lenço de papel, pressione por todo o rosto por aproximadamente uns 5 segundos, retire e verifique se a quantidade de óleo for quase insignificante ou zero, a sua pele é seca. Caso haja oleosidade no lenço de papel, a sua pele pode estar desidratada.

Na pele seca há ausência de oleosidade, a textura é aspera, poros não aparentes e a propensão a rugas e linhas de expressão são muito maiores.

Já a pele desidratada pode parecer seca e oleosa ao mesmo tempo, propensa á acne e cravos.

Como tratar?

A pele seca deve ser higienizada com sabonetes neutros, que limpam sem agredir a oleosidade natural da pele. Usar um tônico hidratante e cremes com ingredientes reparadores que tenham função de revitalizar e nutrir a pele, sempre acompanhado de protetor solar.

A pele desidratada deve ser higienizada com sabonetes de fórmula suave, com a função de purificar sem agredir ou ressecar. Lembre-se que os produtos devem sempre ser livres de óleo na sua composição. O hidratante deve agir de dentro para fora e protetor solar.

Anote essa dicas para manter a sua pele sempre saudável:

  • Beber 2 litros de água por dia;
  • Evitar banhos muito quentes;
  • Higienizar com sabonete liquido próprio para seu tipo de pele;
  • Tonificar;
  • Usar um hidratante específico;
  • Alimentação balanceada;
  • Evitar a exposição excessiva ao sol.

Pela Tecnóloga em Estética Facial da Semblànt Karine Andressa da Silva.

 

[rev_slider banner_ads]

 

Sem comentários ainda.

Escrever um comentário