fbpx

Descubra quais os sabonetes para pele são os mais indicados para a sua

Descubra quais os sabonetes para pele são os mais indicados para a sua

Com tantas opções no mercado, você sabe escolher o sabonete para pele mais apropriado o seu tipo de pele?

Você saberia apontar quais as principais características que um bom sabonete deve apresentar para não danificar a barreira protetora da pele?

Se a resposta for não, não se preocupe, vou orientá-la nessa difícil decisão.

Em primeiro lugar, você sabe o que é pH da pele?

pH é definido como potencial hidrogeniônico sendo, basicamente o responsável pela proteção da pele contra fungos, bactérias e pela normalização do manto hidro-lipídico. O pH da pele é levemente ácido e varia entre 4,6 a 5,8. O pH de qualquer produto dermo cosmético deve assemelhar-se ao da pele, para evitar risco de processos alérgicos, ressecamento e desidratação

Com os sabonetes não é diferente, precisam se aproximar ao pH natural da pele, para evitar alterações na acidez da mesma. Uma boa opção são os sabonetes líquidos, produzidos com substâncias detergentes que limpam a pele e tem seu pH mais próximo da neutralidade.

Mas ser líquido somente não vai adiantar, pois deve ser de acordo com a necessidade da sua pele, caso contrário também não fará bem a ela. Uma dica é jamais comprar sabonetes de “supermercado”, pois em geral não possuem quantidades significativas de princípios ativos, ou seja, nada fazem.

Na Semblànt, trabalhamos com uma linha de Dermo Cosméticos apropriada a cada pele com porcentagens elevadas de ativos. Em geral, em pessoas com pele ressecada recomendamos um sabonete com base em óleo de amêndoas e aloe vera, com ação emoliente e hidratante. Para peles mistas e oleosas, um sabonete a base de melaleuca e juá na composição. A melaleuca é conhecida por suas propriedades bactericidas e a junção destes dois princípios ativos remove a oleosidade excessiva sem prejudicar o equilíbrio natural da pele. Já em peles acneicas ou com tendência a acne uma boa opção são sabonetes a base de ácido salicílico. Este ácido possui ação queratolítica, ou seja, remove o excesso de células mortas, por sua ação química além de impedir a manifestação da bactéria causadora de acne. Para peles normais, um sabonete normalizador, a fim de apenas manter a regularização da mesma.

Jamais utilize sabonete em barra no rosto!

Formulados na maioria das vezes com soda cáustica e gordura animal, possuem um pH na faixa de 8 a 9, o que é extremamente prejudicial, pois além de ressecar a pele, removem toda a barreira protetora. Deixam a pele com aspecto áspero e não contém propriedade alguma.

Pela Tecnóloga em Estética e Cosmética, Karina Vanderlinde, da Semblànt, rede de franquias de estética e sobrancelhas.

Sem comentários ainda.

Escrever um comentário