fbpx

Entenda quais ativos auxiliam no tratamento da acne

Entenda quais ativos auxiliam no tratamento da acne

Como está sua pele? Surgiram focos de acne e não sabe como tratar? Ou ainda, convive com as espinhas e não sabe mais como combatê-las? Fique calma, nesse artigo vamos conversar sobre princípios ativos que auxiliam no tratamento da Acne.

Mas antes de tudo, você sabe o que é Acne? Sabe suas causas?

Acne é uma patologia causada pela presença de uma bactéria denominada Propileno Bacterium Acnes.

Caracteriza-se pelo surgimento de pápulas (espinhas) seguidas de pústulas e comedões abertos e fechados (cravos negros e brancos). Suas causas são variadas, no entanto, tendem a surgir na puberdade pelo nível hormonal elevado, podendo estender-se até a idade adulta. Outros fatores como alimentação rica em ácidos graxos e a falta de cuidados com a higiene da pele podem contribuir e agravar o quadro.

Uma alternativa para combater e tratar o problema de acne é o uso de ativos presentes em dermocosméticos.

Dermocosmético por sua vez, é todo produto voltado para o tratamento da pele. Mas o produto por si só não faz milagre. Limpezas de pele são fundamentais para eliminar o excesso de sebo da pele e manter os poros desobstruídos. Dependendo do grau da Acne (Sim! Existem variações) é necessário iniciar com um tratamento em cabine estética com ácidos específicos para a patologia.

Mas e os ativos? Vamos lá….

Ácido azelaico: com ação antimicrobiana e bacteriostática, age na diminuição da hiperqueratinização (excesso de células mortas) além de diminuir as colônias de Propileno Bacterium Acnes. Possui ação secativa e auxilia no clareamento das cicatrizes de Acne. Indicado para acne inflamatória;

Alantoína: sua ação queratolítica age na diminuição da camada córnea da pele. Age, também, acalmando e cicatrizando a pele. Indicado para todos os tipos de acne;

Ácido lactobiônico: com sua ação cicatrizante, ele atua até mesmo em peles extremamente sensíveis. Age diretamente na higroscopia celular, ou seja, devolve água para a célula. Mantem a pele hidratada e umectada.

Ácido salicílico: um dos princípios ativos mais utilizados no combate a acne. Possui ação antimicrobiana e queratolítica. Afina a camada da pele e impede a ação de bactérias oportunistas. Com alto poder anti-inflamatório, sua ação sebo reguladora ajuda a normalizar os níveis de óleo presentes no folículo pilo sebáceo;

Zinco: um dos principais oligoelementos é responsável por regular os níveis hormonais. A falta de zinco gera um desequilíbrio no organismo favorecendo a produção de óleo e obstruindo os poros;

Hamamélis: com propriedades desinfetantes, age a fim de reduzir a colônia bacteriana. Com ação adstringente, previne inflamações e a formação da espinha. Além disso, é calmante e antioxidante.

No mercado existe uma infinidade de produtos rotulados de “Inibidores da Acne”. Antes de utilizar qualquer produto, procure orientação de uma profissional capacitada na área. O uso de produtos errados pode agravar o quadro.

Na Semblànt, além de graduadas da área da Estética temos formação na área cosmológica. Ou seja, além do melhor tratamento teremos a melhor orientação de produtos que auxiliarão no tratamento e combate à acne e suas imperfeições!

Pela Tecnóloga em Estética e Cosmética, Karina Vanderlinde, da Semblànt, rede de franquias de estética e sobrancelhas.

Sem comentários ainda.

Escrever um comentário