fbpx

Microagulhamento: o milagre do colágeno

Microagulhamento: o milagre do colágeno

O microagulhamento ganhou destaque ao longo dos últimos 2 anos porque algumas celebridades como Luciana Gimenez, Kim Kardashian e Gisele Bündchen já compartilharam suas experiências e fotos antes e após o procedimento nas redes sociais.

Esta técnica pode parecer muito recente porque é novidade no Brasil, mas a verdade é que ela já é muito estudada pelos orientais por conta da acupuntura. A técnica de micropuntura vem em grande avanço de estudos científicos e publicações e o tratamento de cicatrizes foi uma das primeiras indicações a serem estudadas.

Kim Kardashian, Gisele Bündchen e Luciana Gimenez são adeptas da terapia com microagulhamento.

 

O que é microagulhamento?

 

É uma técnica que consiste na aplicação de um roller contendo dezenas de microagulhas que irão realizar pequenos furinhos na pele do paciente e irá auxiliar na restauração e na regeneração, formando colágeno e novos vasinhos. O procedimento faz uma utilização de células tronco e recruta fibroblastos – que são as células responsáveis por produzir colágeno e é isto que o microagulhamento busca para que o paciente tenha uma pele nova, firme e mais lisa.

É ótimo para pacientes que sofreram queimaduras ou possuem cicatrizes com grandes deformidades ou mesmo possuem limitação de movimento por conta de uma cicatriz. Mas a novidade reside no fato de que o microagulhamento é um ótimo tratamento para rejuvenescimento facial.

A principal ação é causar um micro dano na pele para despertar a pele e entenda que precisa restaurar essa parte que foi danificada. Com isso, o colágeno é reestruturado para que a pele fique mais lisinha.

 

É doloroso?

 

Quando você faz a micropuntura, é feito um novo estímulo de colágeno. A medicina estética busca cada vez mais procedimentos que apresentem resultados satisfatórios com o mínimo de dor possível.

A dor vai depender muito do paciente, porque depende de questões genéticas, psicológicas, emocionais e etc, mas é perfeitamente suportável. No entanto, para os pacientes que apresentam baixa tolerância à dor, é possível usar de artifícios que facilitem o procedimento, como por exemplo a anestesia tópica que é feita no consultório uma hora antes de aplicar o roller de microagulhamento.

 

Quantas agulhas são usadas normalmente? Elas são pequenas ou grandes?

 

Existem vários aparelhos para cada um dos tratamentos diferentes (remoção de cicatrizes de acne, quelóides, estrias, celulite, etc). O roller pode ter de 192 a 1000 agulhas onde o dermatologista vai escolher de acordo com a necessidade do paciente. O tamanho das agulhas variam de 0,1 à 2,0 milímetros. Ou seja: são bem pequenas, finas e pontiagudas.

 

Por quê na hora do procedimento a pele fica cheia de pontinhos vermelhos? Quanto tempo demora para o paciente se recuperar?

 

As agulhas do roller irão fazer pequenos furinhos na pele do paciente, de modo que ela começa a orvalhar. Por este motivo aparecem estes pontinhos.

Mas fique tranquila! Essa é uma reação natural e quando realizada por profissionais treinados e de forma correta, não apresenta um sangramento tão importante. Dessa maneira, o microagulhamento promove um sangramento muito pequeno por conta das micropunturas, mas é muito mais visivel com lupa do que a olho nu. A recuperação é super rápida, de modo que o microagulhamento não deixa casquinhas nem feridas e em apenas algumas horas depois já cessa o sangramento e o paciente não fica tão vermelho.

É um procedimento super tranquilo e que não atrapalha as atividades diárias do paciente!

 

Quais regiões são mais indicadas para serem tratadas com o procedimento de microagulhamento?

 

Na área da estética, ele pode ser feito para tratar estrias, tanto aquelas brancas (que já são estrias antigas) quanto estrias vermelhas (que se trata de novas estrias). Também pode ser feito para tratar cicatrizes de acne, cirurgia e queimaduras para fazer um resurfacing que tem sempre como objetivo restaurar a pele do paciente. Em alguns casos, a técnica pode ser utilizada para tratar melasma.

Normalmente a sessão de microagulhamento é combinada com outros procedimentos e cada profissional vai utilizar seu próprio protocolo. Pode ser seguida por uma máscara relaxante ou cosméticos que irão ajudar na hidratação, clareamento, restauração, enfim… o que for necessário para atingir o objetivo do paciente, porque cada um possui problemas e contra indicações específicos e é por isso que na Semblànt Estética a equipe sempre se preocupa em realizar uma avaliação totalmente personalizada para satisfazer as necessidades de cada paciente.

 

Quantas sessões de microagulhamento são necessárias para obter um resultado satisfatório?

 

Cada caso é um caso. Vai depender da dimensão e da profundidade das cicatrizes e é importante evidenciar o fato de que em todos os casos o microagulhamento é combinado com outros tratamentos, que pode ser o uso de medicamentos, cosméticos e até mesmo outros procedimentos estéticos.

O número de sessões é paciente-dependente. Sendo assim, na primeira sessão já é possível notar uma grande diferença. Mais ou menos 3 meses depois é possível perceber a eficácia na renovação do colágeno. Geralmente, com 2 a 4 sessões já é possível obter respostas com 70% a 80% de melhora.

 

Como é feito o microagulhamento e quanto tempo dura uma sessão?

 

É feita toda uma assepsia da região logo quando o paciente chega na clínica, porque pelo fato de ser um procedimento que provoca um trauma na pele, é extremamente importante tomar todos os cuidados de higienização necessários para evitar complicações e em seguida é uma anestesia é aplicada. Após findado o tempo de reação do anestésico, ele é retirado e só então o microagulhamento é iniciado.

O roller de microagulhamento é aplicado no local fazendo movimentos para frente e para trás, com formato de asterisco (*). É necessário tomar muito cuidado com a testa e a região malar, porque são áreas mais sensíveis e dependendo da pressão aplicada pode machucar e causar hematomas. Por esse motivo, é extremamente importante com um profissional que já tenha experiência nisso.

O tratamento dura em torno de 30 minutos e o paciente deve chegar na clínica com 1 hora de antecedência para que o anestésico seja aplicado e possa fazer efeito até o momento de iniciar a sessão de microagulhamento. Após isso, normalmente a pele do paciente recebe algum tipo de tratamento que pode ser  com Vitamina C, ácido hialurônico, máscara relaxante ou de hidratação… enfim, irá depender do objetivo e do tipo de pele do paciente.

 

Como é o cuidado após o procedimento de microagulhamento?

 

A partir do momento que o paciente decide optar pelo tratamento de microagulhamento é necessário saber que filtro solar é uma proteção que deve ser usada sempre para manter a sua pele sempre jovem e livre de manchas e cicatrizes, independente de estar fazendo algum tipo de tratamento ou não.

Os cuidados são bastante básicos e o paciente vai seguir com sua vida normalmente. É necessário apenas estar atento com a exposição ao sol e com a higienização da pele, bem como a hidratação interna e a alimentação, porque isso vai potencializar os efeitos do tratamento e também é fundamental para que qualquer pessoa tenha uma pele rejuvenescida e sem marcas, afinal hábitos saudáveis reflete uma pele saudável. Aqui na Semblànt Estética, nós orientamos detalhadamente os cuidados que cada cliente deve seguir após todos os procedimentos.

 

Quais são as contra indicações?

 

Quando se trata de procedimentos estéticos, sempre é necessário pensar em uma complicação e contraindicação. O microagulhamento não pode ser feito em pacientes que possuem algum tipo de infecção, herpes labial ativa porque quando uma lesão é feita em outro local, o mesmo pode apresentar uma nova lesão de herpes em vez de se regenerar. Pacientes que têm tendência a formar quelóides também não devem realizar este tratamento.

Tudo depende do quadro clínico, do tipo de problema e do  tipo de pele de cada paciente. Por isso, assim como em todos os procedimentos estéticos, é fundamental realizar uma avaliação detalhada com um dermaticista.

 

Gostou das informações sobre o microagulhamento? Quer saber um pouco mais sobre esta técnica que é capaz de voltar o relógio da juventude?

Então agende uma avaliação aqui na Semblànt Estética agora mesmo!













Sem comentários ainda.

Escrever um comentário