fbpx

Protetor Solar – Como agem e os benefícios do seu uso

Protetor Solar – Como agem e os benefícios do seu uso

Todo mundo sabe da importância do protetor solar para evitar queimaduras solares, principalmente quando se fala em praia, mas a proteção é essencial em todos os lugares e momentos do nosso cotidiano, pois além de evitar as queimaduras, as posteriores manchas e o envelhecimento precoce, nos previne do câncer de pele, que entre os vários tipos de cânceres é o mais incidente no Brasil.

Os protetores solares dividem-se em dois tipos, o protetor solar físico e o protetor solar químico.

O físico é composto de partículas ou óxidos metálicos e tem como modo de ação refletir os raios solares impedindo que atinjam as células da pele. É o mais indicado, pois sua eficácia é mais prolongada, e por não ser tão absorvível e por não conter substâncias químicas em sua formulação. Pode ser utilizado por pessoas alérgicas, crianças e gestantes. Porém, muitos se incomodam com o aspecto grosseiro e esbranquiçado que fica na pele, mas atualmente já temos tecnologias para evitar esse problema.

Já o protetor químico tem como ação a absorção, ele absorve a radiação ultravioleta, impedindo que os raios cheguem até a superfície cutânea. É mais comum entre os protetores solares, não tem tantos oportunos estéticos quanto o físico, porém pra se manter a eficácia é preciso aplicar várias vezes ao dia, pois sua durabilidade é mais curta. Nas farmácias e mercados não é comercializado o filtro físico em sua forma pura, e sim a mistura entre os dois tipos ou apenas o químico.

Independente de qual filtro solar for escolhido, o indicado é que o fator de proteção solar (FPS) seja no mínimo 30 e se estiver fazendo qualquer tipo de tratamento com ácidos e clareadores utilizar FPS acima de 50. A reaplicação deve ser feita de duas em duas horas, durante todo o período exposto a luz solar.

Não deixe de cuidar da saúde e da beleza da sua pele, esses são motivos mais do que suficientes para adquirir seu protetor solar o quanto antes!

Pela Tecnóloga em Estética e Cosmética, do Centro de Estética Semblànt, Fernanda Suzane.

 

Sem comentários ainda.

Escrever um comentário